O Cálculo do Temperamento

 

 


 

 

A apresentação deste estudo não tem como finalidade uma abordagem teórica do Temperamento ou mesmo uma apresentação histórica do desenvolvimento da teoria dos Quatro Humores, que mais tarde veio a gerar a do Temperamento, o que me levaria às Qualidades e aos Elementos e a traçar a rota desde muito antes de Empédocles passando então por Hipócrates, Aristóteles, Galeno até chegar a fontes bem mais recentes. A finalidade a que me proponho é a de uma apresentação técnica do cálculo do Temperamento seguindo a fórmula apresentada por Robert Zoller [1]. Gostaria de salientar que a minha escolha por esta forma de cálculo em detrimento de outras, como as de, Ptolomeu, Montulmo, Schoener, Garcaeus, Lilly ou Coley se deve à simplicidade da mesma e à sua exactidão.
 

Temperamento – s.m. (Do Lat. Temperamentum ‘combinação’). Carácter de um indivíduo que corresponde ao conjunto dos seus traços psicológicos e que o distingue dos outros, condicionando-lhe a constituição física, o comportamento e as emoções. [2]
 

Os quatro tipos de Temperamento são conhecidos como - Colérico (Bílis Amarela), Melancólico (Bílis Negra), Fleumático (Fleuma) e Sanguíneo (Sangue).
 

Como foi mencionado acima, “Temperamentum = Combinação”, pois cada um dos quatro Temperamentos é composto pela combinação das quatro Qualidades primitivas, ou seja:
 

Colérico – Quente e Seco

Melancólico – Frio e Seco

Fleumático – Frio e Húmido

Sanguíneo – Quente e Húmido
 

Por sua vez as Qualidades Primitivas dão lugar aos Quatro Elementos, ou seja:
 

Quente e Seco – Fogo

Frio e Seco – Terra

Frio e Húmido – Água

Quente e Húmido – Ar

 

O Cálculo
 

Os significadores que participam na fórmula de cálculo do Temperamento são os seguintes:
 

1. O Signo Ascendente

2. O Almuten do Ascendente

3. Os Planetas que fazem aspecto ao Ascendente
 

Afim de calcular o Temperamento é necessário:
 

1. Conhecer as Qualidades Primitivas dos Planetas e dos Signos

2. Calcular o Almuten ascendentis
 

Qualidades Primitivas dos Planetas Qualidades Primitivas dos Signos
   
Saturno – Frio e Seco Carneiro – Quente e Seco
   
Júpiter – Quente e Húmido Touro – Frio e Seco
   
Marte – Quente e Seco Gémeos – Quente e Húmido
   
Sol – Quente e Seco Caranguejo – Frio e Húmido
   
Vénus – Quente e Húmida [3] Leão – Quente e Seco
   
Mercúrio – Quente e Seco [4] Virgem – Frio e Seco
   
Lua – Fria e Húmida Balança – Quente e Húmido
   
  Escorpião – Frio e Húmido
   
  Sagitário – Quente e Seco
   
  Capricórnio – Frio e Seco
   
  Aquário – Quente e Húmido
   
  Peixes – Frio e Húmido
 

O Cálculo do Almuten ascendentis:
 

Para calcular o Almuten ascendentis vou tomar como exemplo a natividade apresentada para este estudo. O Ascendente desta natividade encontra-se a 11º e 11' de Sagitário, que é o grau que se torna imprescindível para achar o  Almuten ascendentis.
 

Cálculo do Almuten ascendentis para a Natividade do Exemplo
 

 

    Saturno Júpiter Marte Sol Vénus Mercúrio Lua

ASC - 11º Sagitário 11'

               
  Domicílio (5)   5          
Exaltação (4) - - - - - - -
Triplicidade (3) 3 3   3      
Termo (2)   2          
Face (1)             1
                 
Total   3 10   3     1


Consulte a tabela de Dignidades utilizada na elaboração da tabela acima - Clique aqui
 

Mapa de Exemplo
 


 

Uma vez que já está apresentada a fórmula do Cálculo do Temperamento, as Qualidades Primitivas dos Signos e dos Planetas e já se procedeu ao cálculo do Almuten ascendentis, vou então apresentar como se calcula o Temperamento.


Os Significadores para o Cálculo do Temperamento são os seguintes:
 

1. O Signo Ascendente: Sagitário
 
2. O Almuten do Ascendente: Júpiter
 
3. Os Planetas que fazem aspecto ao Ascendente:
 
3.1 O Mercúrio faz um aspecto de Sextil ao Ascendente, contudo, Mercúrio faz um Trígono a Marte, logo, devido a este aspecto torna-se um Planeta - Quente e Seco
 
3.2 O Marte faz um aspecto de Oposição ao Ascendente
 
3.3 O Sol faz um aspecto de Quadratura ao Ascendente


Tabela dos Significadores para Cálculo do Temperamento
 

Significadores Quente Frio Húmido Seco
         
ASC - 11º Sagitário 11' 1     1
Almuten do ASC - Júpiter 23º Carneiro 51' 1   1  
Mercúrio - 09º Balança 01' 1     1
Marte - 13º Gémeos 09' 1     1
Sol - 13º Virgem 20' 1     1
         

Total

5 0 1 4


Como se pode verificar na tabela acima temos uma grande predominância das Qualidades Primitivas, Quente (5) e Seco (4), o que dá ao nativo um Temperamento Colérico.


Nem em todas as Natividades se encontra um Temperamento tão 'definido', pois em muitas Natividades pode-se encontrar uma mistura de dois Temperamentos.

 

Palavras-Chave para cada tipo de Temperamento

 

Colérico: Vontade forte, Ambição, Irascível, Fisicamente bem definidos, Robustos, Brigão, Vingativo, Inoportuno, Arrogante, Ousado, Imprudente,  Engenhoso, Sedutor, Tirano, Optimista, Inesgotável, Agressivo, Afirmativo, Gosto por comandar, Impaciente, Odeia detalhes, Exige demasiado e dá demasiado, Extremista, Gosto por reconhecimento público, Muito inquieto, Excessivo, Brincalhão, Mordaz, Nervoso e Astuto.
 

Sanguíneo: Sociável, Amigável, Não se mantêm no mesmo sítio por muito tempo, Fisicamente bem proporcionados, Alegre, Generoso, Dedicado, Afável, Pacificadores, Honesto, Modesto, Religioso, Superficial, Distraído, Optimista, Fiel, Liberal, Cortês, Misericordioso e Confiável.
 

Melancólico: Detalhado, Ponderado, Lógico, Tendências depressivas, Fisicamente magro, Estatura média, Prudente, Lentos a resolver assuntos, Fraudulento, Teimoso, Invejoso, Duvidoso, Triste, Temeroso, Insubordinado, Inexorável, Ambicioso, Taciturno, Anti-social, Analítico, Pessimista, Conhecedor, Estudioso, Desconfiado e Solitário.
 

Fleumático: Emoção controlada, mas de sentimentos fortes, Fisicamente cheios e baixos, Cobardes, Indolentes, Dedicado, Inconstante, Linguarudo, Maçador, Preguiçoso, Contemplativo, Reservado, Tímido, Resignado, Lento, Profundo estudioso, Caseiro, Hesitante, Invejoso, Mesquinho, Egocêntricos, Envergonhados, Ganancioso e Sóbrios.

 


 

[1] Para um profundo estudo do Temperamento sugiro o curso avançado de Astrologia Medieval - para mais informações visite - Robert Zoller - Medieval Astrology

[2] Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, Academia das Ciências de Lisboa - © Academia das Ciências de Lisboa e Editorial Verbo, 2001

[3] Seguindo a fórmula de Robert Zoller para o Cálculo do Temperamento vou usar Quente e Húmido para Vénus ao invés de Fria e Húmida

[4] A Mercúrio são atribuídas as Qualidades, Quente e Seco sendo a última predominante, contudo as Qualidades de Mercúrio mudam de acordo com os aspectos que recebem de outros Planetas

 

 

Copyright © Paulo Alexandre Silva. Todos os direitos reservados.