Pergunte ao Astrólogo - Astrologia Horária - Caso Nº 3

...

Publicado originalmente no Jornal Astrológico 4 Estações, edição Nº 8 - Primavera 2014

(Jornal Astrológico da Associação Portuguesa de Astrologia - ASPAS)

Editado Junho 2014

...

Esta rubrica visa responder a questões reais usando técnicas de delineação astrológicas muito específicas, técnicas essas que se encontram num dos ramos da Astrologia - a Astrologia Horária.

De salientar que as informações apresentadas ao longo destes casos têm a autorização prévia dos envolvidos, omitindo-se apenas os nomes reais.

Pergunta colocada por mim mesmo; Paulo Alexandre Silva:

O meu cartão de débito foi clonado, vou reaver o meu dinheiro?

Alguma clarificação sobre as circunstâncias que envolvem a pergunta:

Tinha estado de férias no México, onde utilizei o meu cartão de débito, da mesma forma que fazemos em Portugal, nas caixas multibanco para levantamento de Pesos Mexicanos. Quase duas semanas depois de já me encontrar em Portugal dou pela falta de um montante elevado na minha conta corrente. Entrei em contacto com o banco o qual me informou que o meu cartão tinha sido clonado e que estava a ser utilizado para levantamento de dinheiro nos Estados Unidos da América.

Figura Horária:

Sistema de Casas: Regiomontanus

Dados:

27 de Dezembro de 2013 AD GC

8:48:47 PM Amora / Portugal - GMT +00:00:00

9w07 00 / 38n37 00

 

 

Figura Horária

 

Significador do querente: Sol; co-significador: Lua

Significador do quesito/dinheiro: Mercúrio

Regente da Hora: Vénus

"O querente é aquele ou aquela que faz a pergunta e deseja uma resolução; o quesito é aquele ou aquela, ou a coisa procurada, ou sobre o que se pergunta.

O significador é não mais do que aquele planeta que rege a casa que significa a coisa perguntada ... seja qual for o signo ascendente, o planeta que for regente desse signo será chamado senhor da casa ou significador da pessoa que pergunta ...

De forma que, em primeiro lugar, quando qualquer pergunta é apresentada, o signo ascendente e o seu regente são sempre dados àquele ou àquela que faz a pergunta.

Em segundo lugar, deve-se considerar o assunto apresentado e ver qual das doze casas ele pertence devidamente; quando se tiver encontrado a casa, considerar o signo e o regente desse signo ...

Em todas as perguntas damos a Lua como co-significador do querente com o regente do ascendente ..."[1]

Quanto à radicalidade da figura horária (conjunto de regras que nos diz se a figura pode ou não ser julgada):

- A Lua encontra-se na Via Combusta (os últimos 15º de Balança/Libra e os primeiros 15º de Escorpião);

- Vénus, regente da hora, encontra-se na mesma Triplicidade que o Sol, regente do Ascendente - ambos encontram-se num Signo de Terra; Capricórnio.

- Não ascendem nem os primeiros nem os últimos graus do Signo.

- A Lua na Via Combusta denota o grande desconforto e o elevado stress em que me encontrava aquando da colocação da pergunta; devido a isso declinei esta posição da Lua como indicador quer de uma resposta negativa quer como uma recomendação para não julgar a Figura Horária.

Pode-se então dar início à delineação:

De notar que Mercúrio, o significador do dinheiro, por ser o regente da casa II, à data da pergunta dado como perdido/roubado, está combusto, ou seja está debilitado pelo Sol, ocultado pela sua luz, logo o dinheiro não se 'via', estava oculto; o que de fato era uma realidade, pois o dinheiro tinha saído da minha conta bancária, e estava longe do meu alcance.

Mercúrio, o planeta significador do meu dinheiro, apesar de combusto caminha para uma conjunção com o Sol, o meu significador pessoal, portanto podia concluir que eu iria reaver o meu dinheiro.

A Lua minha co-significadora também está a formar um sextil aplicativo com Mercúrio, mais um testemunho de que iria reaver o dinheiro.

Muito possivelmente devido à debilidade do Mercúrio, o significador do dinheiro, causada pela combustão pelo Sol, deparei-me com algumas dificuldades e atrasos na recuperação do mesmo.

É de considerar que a distância entre o Mercúrio, o meu dinheiro, e o Sol, a minha pessoa, é de aproximadamente um grau, e levei cerca de um mês a conseguir recuperar o meu dinheiro.

Sendo assim, e respondendo à minha pergunta: "O meu cartão de débito foi clonado, vou reaver o meu dinheiro?" Sim, vou reaver o meu dinheiro, e foi assim que sucedeu ao fim de aproximadamente um mês!

"Combustão: Diz-se que um planeta está combusto do Sol quando, no mesmo signo em que se encontra o Sol, não dista dele antes ou depois, mais do que 8° 30'; assim, se Júpiter estiver no décimo grau de Carneiro e o Sol estiver a dezoito de Carneiro, Júpiter está combusto ... e deve-se observar que um planeta está mais aflito quando o Sol se aproxima da sua conjunção do que quando o Sol se afasta dele, visto ser o corpo do Sol que aflige ..."[2]

"A Sexta Consideração é verificar outro modo pelo qual os planetas estão debilitados ou enfraquecidos e afligidos ... a 3ª quando está combusto ..."[3]

 ...

 

Paulo Alexandre Silva, DMA

Membro efectivo Nº 57

www.astrologiamedieval.com

  ...

 

[1] Astrologia Cristã, William Lilly, págs. 123, 124. Tradução CMM, QHP - Edição Biblioteca Sadalsuud

[2] Astrologia Cristã, William Lilly, págs. 113. Tradução CMM, QHP - Edição Biblioteca Sadalsuud

[3] Anima Astrologiae, Guido Bonatus, pág. 4. Tradução CMM, QHP - Edição Biblioteca Sadalsuud

 

Copyright © Paulo Alexandre Silva. Todos os direitos reservados.