Guido Bonatti e a Sexta Consideração
 

Os dez Modos pelos quais os planetas estão Impedidos

 

 

A Sexta Consideração é observar outro modo segundo o qual os Planetas estão Debilitados ou Enfraquecidos e Afligidos, não muito diferente da anterior o qual acontece de Dez Formas.

 

O Primeiro, quando um Planeta está cadente dos Ângulos [1] ou do Ascendente, de forma a não o aspectar [2].
   
O Segundo, é quando um Planeta está Retrógrado [3].
   
O Terceiro, se eles estão Combustos, isto é, dentro de 15 Graus antes ou depois do Sol [4] ; os Planetas Inferiores [5] estão mais Debilitados, estando atrás do Sol, e menos antes dele, quando estão Directos, mas quando estão Retrógrados o contrário.
   
O Quarto, quando qualquer deles está em Oposição, Conjunção Corporal ou Quadratura a um dos Maléficos ou a ambos sem Recepção [6].
   
O Quinto, quando estão Sitiados pelos Maléficos [7], separando-se de um e juntando-se a outro, sem Recepção perfeita por Domicílio, Exaltação ou duas das menores Dignidades, as quais são Termo, Triplicidade e Face [8].
   
O Sexto, quando um Planeta está ligado a outro no seu Detrimento ou Queda, isto é, em Oposição ao seu próprio Domicílio ou Exaltação [9].
   
O Sétimo, quando está ligado a um Planeta Cadente do Ascendente, ou se separa de um Planeta que o recebia e se aplica a outro que não o faz.
   
O Oitavo, quando um Planeta está Peregrino, isto é, quando se encontra em um lugar onde não tem qualquer Dignidade [10]; ou sendo um dos Superiores quando é seguido pelo Sol, ou sendo um dos Inferiores quando segue o Sol.
   
O Nono, quando um planeta está com o Nodo Norte ou com o Nodo Sul, sem latitude [11].
   
O Décimo, quando um Planeta se enfraquece a si mesmo, isto é, quando está na Sétima Casa a partir da sua [12], Feral [13] ou sem Recepção.

 

Estes são os Impedimentos dos Planetas que causam obstáculos, atrasos e danos nas Natividades, Perguntas, Eleições, etc; de todos eles se devia estar bem informado. Existem mais alguns que são necessários serem conhecidos, mas afim de evitar o tédio e a confusão, eu devo no momento omiti-los.

 


 

[1] As Casas Cadentes dos Ângulos são as Casas, III, VI, IX e a XII. Contudo a Casa III é uma boa casa para a Lua, pois é a Casa do seu Júbilo, assim como a Casa VI para Marte, a IX para o Sol e a XII para Saturno.
 
[2] Ou seja, Planetas na II, VI, VIII e XII não têm qualquer ligação ao Ascendente por Aspectos Ptolemaicos.
 
[3] Movimento aparente dos Planetas.
 
[4] Na prática Astrológica um planeta está Combusto quando este se encontra a oito graus e meio antes ou depois do Sol.
 
[5] Mercúrio e Vénus.
 
[6] Exemplo de um dos tipos de Recepção: Júpiter no Domicílio do Sol (Leão) e o Sol no Domicílio de Júpiter (Sagitário ou Peixes).
 
[7] Exemplo: Saturno a 16 graus de Gémeos, Marte a 20 graus de Gémeos e Vénus a 18 graus de Gémeos; Vénus encontra-se Sitiada pelos dois Maléficos (Saturno e Marte).
 
[8] A ordem decrescente das Dignidades Menores seria a Triplicidade o Termo e a Face.
 
[9] Exemplo: Júpiter Conjunto a Marte em Balança, aqui Júpiter estaria Debilitado por estar Conjunto no Signo de Detrimento de Marte.
 
[10] Domicílio, Exaltação, Triplicidade, Termo e Face.
 
[11] Consulte o artigo: Os Nodos Lunares - Uma Perspectiva Medieval
 
[12] Quando se encontra no seu Detrimento.
 
[13] Sem qualquer Aspecto Ptolemaico.

 

 

 

Copyright © Paulo Alexandre Silva. Todos os direitos reservados.