A Retrogradação de Mercúrio

 


Ilustração: Jean-Baptiste Marie - Mercury, Herse and Aglauros - 1763
 


Os planetas não se movem em círculos perfeitos à volta do Sol; muito embora a excentricidade das suas orbitas seja mais importante ou interessante para os astrónomos do que para os astrólogos, devemos tomar nota deste fenómeno celeste: quando olhamos da Terra, os planetas podem parecer hesitar, parar e depois mover-se em sentido contrário durante um tempo, antes de iniciarem o seu movimento para a frente.

De um planeta que anda para trás, diz-se que está em movimento retrógrado, e a ilusão de óptica consiste no resultado de a Terra ultrapassar o planeta em questão (tal como, numa ultrapassagem de carro, vê-se o carro a ser ultrapassado a ficar para trás, embora ele esteja a andar para a frente).

A retrogradação é um fenómeno aparente, causado pela mudança de perspectiva do observador, à medida que a própria Terra se movimenta ao redor do Sol. Na realidade, um planeta nunca pára o seu movimento de translação ao redor do Sol, é um fenómeno puramente geocêntrico.

As retrogradações dos planetas já eram conhecidas antes de Platão, existem pontos das suas obras em que ele parece reconhecer este tipo de fenómeno.

Astrologicamente, estes períodos podem ser definidos como: 1ª estação, quando o planeta muda de movimento directo para movimento retrógrado; o movimento chamado de retrógrado, quando o planeta se está a mover em sentido contrário ao da ordem dos signos; e por fim, a 2ª estação, quando o planeta muda de movimento retrógrado para movimento directo.

Do ponto de vista interpretativo da Astrologia Tradicional, um planeta na 1ª estação tem um carácter negativo, mostra-nos que alguma situação ou acontecimento está prestes a mudar para pior, contudo e ainda assim, a um nível de menor gravidade que a retrogradação.

A retrogradação de um planeta mostra-nos um período ou acontecimento negativo, desafortunado, inauspicioso e injurioso.

Por sua vez na 2ª estação, quando o planeta começa a sair do seu movimento retrógrado para o movimento directo, as características são bem mais positivas, mostra-nos que uma altura ou acontecimento menos auspicioso está prestes a terminar - que uma lufada de ar fresco, por assim dizer, está prestes a acontecer!

Pode-se ler numa nota de rodapé, que o grande astrólogo inglês William Lilly, nascido em 1602, escreveu na 74ª consideração de Bonatti: "E notem, um planeta na sua segunda estação significa uma aptidão, e o renovar e a força de tudo; mas na sua primeira estação, dissolução e destruição. Recordem e compreendam estas coisas bem, pois elas surgirão frequentemente, na prática."

É então de esperar que aquando da retrogradação de Mercúrio, situações e acontecimentos menos agradáveis ligados à natureza deste planeta venham-se a manifestar.

A comunicação e as variadas formas dela acontecer, telefonemas, mensagens de telemóvel, mensagens de e-mail, aparelhos de comunicação, internet, computadores, tudo isto pode sofrer algum tipo de 'problemática'.

Especial cuidado com confusões e mal entendidos, com conversas mais acesas que possam descarrilar.

Esta é uma boa altura para colocar a salvo toda e qualquer informação que é importante e que possa estar guardada no seu computador, já que a retrogradação de Mercúrio parece influir no bom funcionamento dos computadores e de pequenos aparelhos domésticos, especialmente aqueles que servem para comunicar ou receber comunicações.

 

Paulo Alexandre Silva
Astrologia Medieval - Consultas de Búzios e Astrologia - Ligue: 965036363
Para um Novo Rumo!
www.astrologiamedieval.com

 

Publicado para Facebook, página oficial:
Astrologia Medieval - Facebook - Página Oficial

 

Copyright © Paulo Alexandre Silva. Todos os direitos reservados.